Angola quer cooperação dinâmica a nível da educação na CPLP

A Vice-Presidente da República enfatizou esta quarta-feira, em Luanda, [31.05.2023], a necessidade de haver na Comunidade de Países de Língua Portuguesa (CPLP) uma dinâmica que faça a cooperação fluir e concretizar o fomento da literacia, tecnologias de informação e investigação científica.

Esperança Costa, que discursava na XII reunião de ministros da Educação da CPLP, que se realiza em Luanda, com foco na “Cooperação Multilateral, Caminho Seguro para uma Educação Transformacional na CPLP”, sublinhou que a educação constitui um dos pilares da comunidade e nela estão assentes as bases para o desenvolvimento sustentável, nos mais variados domínios, tendo realçado que “a CPLP deve, no seu conjunto, continuar engajada nas questões atinentes à educação, sobretudo, uma educação capaz de acompanhar as mutações que se operam no plano das tecnologias”.

“Penso ser crucial, começar-se a olhar, cada vez mais, para as posições concertadas e intensificar a cooperação, canalizando-a, para segmentos específicos da educação, com ênfase para a educação financeira, a educação para acção climática e a educação para as tecnologias, com forte incidência para as digitais, nesta era da inteligência artificial, da Internet das coisas e das redes sociais”, referiu.

A Vice-Presidente da República apelou a uma partilha de conhecimentos dos outros Estados-membros, mais avançados nesta matéria, “no quadro de uma cooperação mais estreita”. “Estamos cientes de que até lá, temos uma longa estrada por fazer. Mas, precisamos iniciar esta caminhada, respeitando a peculiaridade e as potencialidades de cada um dos Estados-membros da nossa organização”, sublinhou.

A reunião, que juntou ministros e agentes da educação da CPLP, decorre sob lema “Promoção da Cooperação Educacional com vista à Transformação dos Sistemas Educativos na comunidade”.

A Comunidade dos Países de Língua Portuguesa, fundada a 17 de Julho de 1996, é uma organização internacional formada por países lusófonos, cujo objetivo é o “aprofundamento da amizade mútua e da cooperação entre os seus membros”.

Previous “A educação deve estar voltada para humanização, deve ensinar a cooperar e nem sempre a competir”- VPR

Newsletter

Preencha o formulário abaixo e subscreva a nossa Newsletter.

Copyright ©️ 2024 Órgãos de Apoio ao Vice-Presidente da República (OAVPR) | Todos os direitos reservados